7 Erros na hora de fazer arroz

Depois que você eliminar estes erros, vai descobrir que fazer arroz é muito simples e prático .Em teoria, cozinhar arroz é muito simples, pois só precisa de arroz, água e sal, correto? Bem, depende.

Existem tantos tipos de arroz quantos lugares para cultivá-lo. Do familiar arroz branco que todos usamos em nossa casa e que é altamente processado ao arroz integral, passando pelo o arroz vermelho e preto oriundos da Ásia.

Contudo, o aumento da cultura de conveniência em resposta à diminuição rápida da oferta de tempo livre significa que mais e mais pessoas atingem a idade adulta sem conhecer receitas ou mesmo algumas técnicas de culinária. Isso descreve você? Bem-vinda então! Você está entre amigas!

Permita-me compartilhar 7 erros que aprendi a evitar na confeção do arroz.

Existem diferentes maneiras de cozinhar arroz, mas todas elas têm alguns detalhes em comum que você precisa saber para resultar em um arroz delicioso, sem queimar nem ficar duro. Veja quais são os principais erros na hora de fazer arroz clickando no botão “próxima”.

1. Proporção correta de água

Para fazer um bom arroz, que fique cozido no ponto, é importante prestar atenção na quantidade de água que vai usar.

A técnica padrão é você colocar duas partes de água para uma parte de arroz, ou seja, sempre o dobro de água.

Se quando a água estiver quase acabando, você provar e achar que ainda está duro, pode adicionar um pouco mais, cerca de meia xícara por vez. É melhor assim do que colocar água em excesso e o seu arroz virar um purê. (o próximo erro, eu própria o fazia. Clique em próxima para ver o próximo erro)

2. Temperatura da água

Essa é uma dica, mas que não chega a ser uma regra, pois vai depender do tipo de arroz a ser usado.

Porém, se você acredita estar fazendo tudo certo, mas o seu arroz continua duro, talvez esse seja o problema.

Se você deixar o fogo no alto o tempo todo, do início ao fim do cozimento, a água pode evaporar muito rápido, antes de os grãos cozinharem.

Então, o ideal é deixar o fogo alto até a água ferver, depois colocar no médio até o final do cozimento. Veja o próximo erro.

3. Colocar água fria durante o cozimento

Como já foi dito, pode ser que você precise adicionar um pouco mais de água ao final do cozimento do arroz para ficar mais macio.

Mas, é importante que essa água seja fervente para manter a temperatura. Do contrário, poderá continuar com o arroz meio duro e com uma textura desagradável. E o próximo erro é…

4. Mexer o arroz durante o cozimento

Se você ficar mexendo o arroz, é quase certo que ele vai virar uma papa.

Depois que você colocou a água, não mexa mais. Assim, o arroz vai formar espaços para a água evaporar e cozinhar no tempo correto.

Se você mexer, a água vai ficando presa embaixo dos grãos e eles vão cozinhar demais. E por fim, veja o ultimo dos erros, mas que muita gente comete:

5. Desligar o fogo na hora errada

Essa é a dica de vovó: quando o arroz começar a estalar na panela, é hora de desligar.

Não precisa esperar estalar demais e nunca desligue antes de ouvir os estalos.

Quando começar a ouvir alguns, desligue, tampe e deixe-o descansando por uns 5 minutos antes de mexer. (clique em próxima para ver o próximo erro! Esse eu cometo sempre! Não resisto!)

6. Levantar a tampa enquanto cozinha

Se você estiver fervendo arroz, nem pense em levantar a tampa enquanto cozinha. Levantar a tampa não apenas aumentará o tempo de cozimento, pois libera pressão e vapor, mas também pode danificar seriamente o produto final.

Quando você levanta a tampa, é lançada a relação água-arroz cuidadosamente calculada, resultando em arroz seco e mal cozido.

A menos que você adicione tempero ou verifique quanta água resta, deixe-o em paz. Deixe o arroz cozinhar; sabe o que está fazendo.

7. Cozinhar com água sem sal

A opinião popular sustenta que o sal faz a água ferver mais rapidamente, mas a diferença não é realmente perceptível . Mas uma coisa importante que o sal faz é interferir no processo pelo qual os amidos se ligam e se conectam , tornando-se gelatina.

Muitos chefs profissionais preferem salgar a água a níveis de salinidade quase oceânicos. É a sua cozinha, então fique louco.

Além de impedir a gelatinização, o sal também tem o subproduto interessante de ser delicioso. Adicionando sal à sua água de arroz é importante para acertar o arroz.