7 esculturas ao redor do mundo que você precisa conhecer e seus significados

Muitas vezes andamos na rua, na correria do dia a dia, e não percebemos que existem diversas obras de arte com grandes significados ao nosso redor. Essas obras, em sua grande maioria, possuem um propósito gigantesco que desconhecemos.  Abaixo vamos mostrar algumas delas e seus significados:

1 – “Monumento do tempo perdido”, Kaluga, Rússia

Esta criação foi feita por um grupo de pessoas que são responsáveis por fazerem buscas por crianças que estão desaparecidas. Dentro dessa espécie de ampulheta existe uma boneca representando uma criança e a mensagem proposta é que o tempo é muito precioso quando o assunto é a busca por crianças perdidas.

2 – “Vicissitudes”, Granada

Esta obra de arte é formada por vinte e seis crianças representadas em estátuas que simbolizam o ciclo da vida e a responsabilidade das pessoas de preservarem o meio ambiente para as futuras gerações. A obra está disponível no museu subaquático de Granada e, além disso, ela serve como habitat artificial para corais e vegetação.

3 – “Crianças Que Não Nasceram”, Riga

Na Letônia, as estatísticas mostram que acontecem cerca de 27 abortos por dia. Com o objetivo de conscientizar as famílias sobre o aborto e as suas consequências, uma exposição foi feita e nela, o mesmo número de abortos foram feitos em esculturas de bebês.

4 – “Empatia”, Moscovo

Depois do cachorro Malchik ter morrido de forma trágica na estação de metrô Mendeleyevskaya, e causado grande comoção em toda a população, essa obra foi criada para relembrar a sua presença neste lugar. No monumento está escrito: “Empatia. Dedicado ao tratamento mais humano para os animais de rua”.

5 – “Maré”, Londres

Nessa escultura podemos ver quatro cavaleiros nas margens do rio Tamisa, eles somem e reaparecem de acordo com a maré deste rio e, segundo o autor Jason deCaires, essa criação foi feita para representar a extração de petróleo (as cabeças dos cavalos são feitas de bombas que o extraem) e como os grandes empresários e políticos (homens de terno montados) não se importam com os problemas ambientais causadas por essa exploração.

6 – “Mão Cuidadora”, Glarona, Suíça

A criação dessa mão gigante foi feita pelos artistas Eva Oertli e Beat Huber e propõe trazer uma reflexão sobre os cuidados ecológicos para todas as pessoas, principalmente através da sua localização, em Glarona, que é rico em belezas naturais que devem ser preservadas.

7 – “Mão Cuidadora”, Glarona, Suíça

O lugar onde esta escultura foi criada por parecer estranho em um primeiro momento, porém foi para lá que muitos judeus fugiram durante o Holocausto. Esse memorial propõe uma reflexão sobre todo o sofrimento dessas pessoas. Ela foi criada pelo artista Kenneth e outros 45 escultores e arquitetos.