Centenas de pássaros caem mortos sobre área residencial no México
Um vídeo chocante correu o mundo nos últimos dias. Uma enorme nuvem negra de pássaros de repente desaba sobre casas e uma rua. A cena aconteceu no México, na cidade de Cuauhtémoc, e foi registrada por câmeras de segurança.
Centenas de aves da espécie Graúna-de-cabeça-amarela, que tem corpo negro e cabeça amarelada, caem sem motivo aparente. Enquanto algumas ainda se recuperam e voltam a voar, muitas outras permanecem imóveis no chão.
Veja o momento exato:
O caso ainda está sendo investigado e o laudo da necropsia deve apontar a causa da morte dos pássaros. Segundo a imprensa mexicana, as principais hipóteses são desorientação por causa de fumaça tóxica ou choque elétrico por conta dos fios de alta tensão. Poluição, agrotóxicos e até 5G também foram cogitados.
Especialistas ingleses consultados pelo The Guardian, no entanto, suspeitam que o ataque de um predador possa ter forçado as aves a descerem. Nessa ação rápida e coletiva, algumas perderam muita altura e não conseguiram mais se recuperar. Daí as baixas observadas.
Migratórias, as Graúnas-de-cabeça-amarela estão habituadas a viajar do norte do Canadá para o norte do México sazonalmente.
Confira outro vídeo do acontecimento, até agora inexplicável:
Veja também: Como evitar que pássaros briguem com o próprio reflexo?