Cliente causa revolta ao exigir entregador branco: “não gosto de pretos nem pardos”
Está a cada dia mais difícil ser brasileiro – ou será problema da humanidade mesmo? Na última quinta-feira (03), um pedido causou revolta nas redes sociais: um cliente exigiu que sua encomenda fosse levada por um entregador branco, já que, em suas palavras, não gosta de pessoas pardas e pretas. O caso aconteceu em Goiânia e foi divulgado nas redes sociais pela comerciante que anotou o pedido. Na imagem, é possível ver claramente a observação que diz “Por favor, mandem um entregador branco, não gosto de pretos nem pardos. Venham rápido”.

Pedido racista feito por cliente em Goiás
“Fiquei tão desconcertada que até pedi desculpas para o motoqueiro quando ele veio buscar o pedido. Depois ele veio contar que elas disseram que o pedido era delas, mas que não haviam escrito aquela mensagem. Parece que uma disse que foi o marido, depois disse que não foi. Não explicaram direito”, disse a dona da confeitaria em entrevista ao jornal O Globo. O iFood, empresa de entregas responsável pelo pedido, repudiou o ato de discriminação e disse em nota que irá “iniciar um processo de investigação interno para que as devidas providências sejam tomadas, incluindo o descadastramento do cliente”.
Apesar de a empresária não ter oficialmente prestado queixa na polícia, a denúncia será investigada pelo Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerâncias (Geacri). E é sempre bom lembrar, porque tem gente que ainda se esquece: RACISMO É CRIME, previsto pela Lei 7.716/89. A pena para quem pratica esse ato pode ir de 1 a 3 anos de reclusão.
Veja também: “A gente aprendeu muita coisa errada”: Bruno Gagliasso fala sobre a desconstrução do racismo