Como o presidente russo Vladimir Putin conseguiu um anel de campeão do Super Bowl?
O Super Bowl é a grande final do campeonato nacional de futebol americano dos Estados Unidos. Jogadores, comissão técnica, diretores, executivos e até líderes de torcida do time vencedor ganham anéis personalizados e valiosíssimos.
Mas sabe quem nunca chegou nem perto de participar do grande evento e tem um anel de campeão? O russo Vladimir Putin. Robert Kraft, bilionário dono do New England Patriots, seis vezes campeão, acusa o presidente da Rússia de roubo.
De acordo com Kraft, numa visita a São Petersburgo, Putin viu seu anel de campeão da temporada 2005 e brincou que ele poderia ser usado para matar alguém. Na sequência, pediu para colocar o objeto e nunca mais o devolveu.

Créditos: Reprodução
A joia está guardada em Moscou, na Biblioteca do Estado Russo, uma das maiores do mundo. O autor Jeff Benedict conta no livro The Dinasty que a controvérsia foi longe e envolveu até o então presidente dos EUA, George W. Bush
Bush teria ligado para Kraft e pedido para que ele desistisse da acusação de roubo, para não prejudicar ainda mais as relações diplomáticas entre os dois países. Por isso, Kraft declarou publicamente que havia presenteado o russo com a joia, mas decidiu voltar atrás.
Em entrevista ao New York Post anos depois, o empresário explicou que Vladimir Putin colocou o anel no bolso e saiu do recinto cercado por três agentes de seu serviço secreto.
“Eu tinha uma ligação emocional com o anel, tem meu nome nele. Não quero vê-lo no eBay”, apelou Robert. Representantes de Putin rebateram à época, alegando ter se tratado de um claro oferecimento em forma de presente.