Conheça a série de humor que levou Volodymyr Zelensky à presidência da Ucrânia

Publicidade

Em sua investida contra o território ucraniano, o presidente russo Vladimir Putin tem encontrado uma resistência firme na figura de Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia.

Não deveria ser surpreendente a determinação de um chefe de Estado em proteger sua nação e permanecer em seu território mesmo correndo risco de morte, mas sua coragem chama a atenção pela pouca experiência política. Há poucos anos Zelensky era apenas um astro da TV, um dos comediantes mais famosos da Ucrânia.

Publicidade

Em 2015, Zelensky lançou a série Sluga Naroda (Servo do Povo, em tradução livre). Criada, produzida e estrelada por ele, a sátira política conta a história de um professor de História que é eleito presidente da Ucrânia após viralizar atacando a corrupção dos governantes.

A comédia teve três temporadas e os episódios estão disponíveis no Youtube, infelizmente sem legendas em outras línguas.

Publicidade

Na trama, o professor vence improvavelmente as eleições quase contra a vontade, após uma intensa campanha colaborativa movimentada por seus alunos.

Publicidade

Inspirado pelo sucesso da atração, Zelensky e seus sócios na produtora responsável pelo programa decidiram transformar a ficção em realidade.

Candidato por um partido batizado com o mesmo nome da série, Volodymyr venceu a disputa pela presidência do país em abril de 2019.

Publicidade
Série

Créditos: Divulgação

As semelhanças entre a série e os fatos reais posteriores, além da fama internacional de Zelensky no momento, têm gerado uma nova onda de interesse no programa, que também tinha a primeira-dama da Ucrânia como uma das roteiristas.

Publicidade

Direitos de exibição vêm sendo negociados com emissoras e serviços de streaming de diversos países, mas ainda não há notícias sobre a transmissão no Brasil.

Volodymyr Zelensky ainda venceu a edição nacional do programa Dança dos Famosos e deu voz ao ursinho Paddington nas versões dubladas em ucraniano dos filmes.

Publicidade

Veja também: Possíveis desfechos da guerra entre Rússia e Ucrânia