Guerra leva ucranianos a dormirem em garagem subterrânea com medo de bombardeios

Publicidade

Por conta dos ataques russos, boa parte da população ucraniana tem feito de tudo para escapar do país cruzando suas fronteiras. Muitas pessoas, no entanto, permanecem no território sob ataque e buscam maneiras de minimizar os riscos. Dormir na garagem se tornou uma das alternativas.

Maryna Korniienko trocou seu apartamento em Kiev, capital da Ucrânia, pelo estacionamento subterrâneo de seu prédio. Junto com três amigos, a jovem de 26 anos dorme diariamente dentro de um carro e sobe ao apartamento apenas para cozinhar e tomar banho.

Publicidade
garagem

Créditos: Reprodução UOL

Mesmo essas breves ações, porém, com frequência são interrompidas pelas sirenes que alertam para o risco de mísseis russos. Segundo ela, o grupo foi duas vezes ao mercado comprar água e busca se locomover no início do dia, quando a chance de bombardeio é menor.

Publicidade

Maryna, que é técnica de TI, reveza as “camas” do carro com os colegas. Dois dormem atrás, que é a parte mais confortável, e dois nos bancos dianteiros.

Foi colocado um banco e um aquecedor na garagem, que tem sinal de internet. Os moradores também organizaram uma equipe de segurança para proteger o local de saqueadores e assaltantes.

Publicidade

“Não tenho certeza se volto para o meu apartamento, se algum dia vou ver meus amigos e familiares que agora estão espalhados pela Ucrânia, mas espero o melhor.”, ela declarou em entrevista ao UOL.

Veja também: Guerra entre Rússia e Ucrânia: entenda a crise entre os países

Publicidade