Mãe gera polêmica ao exigir que filho adolescente ajude nas despesas de casa
Muitos filhos acham que paciência de mãe é incondicional, tal qual o seu amor. Por isso, acabam abusando da boa vontade, da disponibilidade e do servir que é intrínseco a toda mãe. Aprender a lidar com filhos folgados não é fácil e esse exemplo pode te inspirar a pôr rédeas na situação da sua casa! Conheça a história dessa mãe, que cansada da falta de compromisso do filho, decidiu cobrá-lo para viver em casa.
É natural que em determinada fase da adolescência, o jovem comece a se sentir muito adulto e passe a negligenciar suas responsabilidades na escola. O desempenho de Aron como estudante deixava muito a desejar, e a mãe decidiu investigar o porquê de seu filho ir mal nos estudos. Ao revirar seus materiais, descobriu que o menino não fazia nenhuma de suas tarefas de casa. Além disso, não contribuía nas tarefas domésticas e vivia entocado no quarto, como a maioria dos adolescentes.
O que ela não imaginava era que o garoto estivesse usando seu tempo para fazer dinheiro com vídeos na Internet. O que a maioria das mães poderia encarar como uma grande oportunidade, essa considerou uma importante lição: se o filho se acha adulto o suficiente para ganhar dinheiro na web, que seja adulto também para arcar com as responsabilidades domésticas e financeiras de dividir uma casa. As exigências vão desde pagar as próprias despesas e dividir o trabalho de casa, a pagar uma taxa de limpeza à mãe. Confira na carta:
Querido filho Aron,
Ouvi dizer que você está ganhando dinheiro com seus vídeos na internet e acho que é isso que o mantém tão ocupado quando se trata de cumprir com seus deveres, tanto com a lição de casa, quanto na ajuda doméstica. Isso é algo que me deixa confusa, pois você é jovem demais para limpar o que suja, mas tem idade suficiente para ganhar seu próprio dinheiro.
Sim, vou começar a cobrar pelo meu tempo. Talvez assim você veja que isso também importa. Como você é maduro e independente o suficiente para trabalhar, entenderá que esse tipo de serviço é remunerado. Se você não se sentir confortável com isso, pode contribuir com seu tempo em vez de seu dinheiro.
Vamos compartilhar as tarefas. Você será responsável pelo que diz respeito ao seu quarto e seu banheiro. Isso inclui limpar, organizar e remover os resíduos que você gera. Quanto ao trabalho doméstico, você vai tirar o lixo três vezes por semana, lavar a louça alternando comigo, lavar o que suja e cuidar da roupa suja.
Se todas essas mudanças parecem injustas e exaustivas para você, pare alguns segundos no meu lugar e pense em como devo me sentir quando faço essas tarefas todos os dias sem receber nenhuma ajuda sua. Sempre podemos voltar atrás e consertar as coisas, mas para isso acontecer, você precisa se comportar como meu filho e não como meu inquilino. Esta também é sua casa e eu ficaria feliz se você quisesse cuidar dela.
A atitude dividiu opinião nas redes sociais. E você, faria o mesmo?
Veja também: Como afastar os filhos do mundo virtual e aproximá-los da vida real