Por que Eminem ter se ajoelhado no Super Bowl causou polêmica?

Publicidade

No domingo, 13 de fevereiro, aconteceu mais uma edição do Super Bowl, grande final do campeonato de futebol americano dos Estados Unidos.

Campeão de audiência, o evento esportivo atrai muitos espectadores não apenas pelo esporte. No decorrer da noite são exibidos comerciais milionários, repletos de celebridades, e o show do intervalo da partida também é sempre muito aguardado.

Publicidade

Este ano a atração do intervalo foi uma reunião de astros do hip-hop, com a participação de Dr. Dre, Eminem, Kendrick Lamar, Mary J. Blige, 50 Cent e Snopp Dogg. Um dos últimos a aparecer, Eminem foi quem mais chamou a atenção, por se ajoelhar ao fim de sua performance.

Confira o momento:

Publicidade

Por que a polêmica?

O ato do rapper foi em referência ao protesto antirracista que o quarterback Colin Kaepernick começou a fazer em 2016. Como forma de demonstrar seu descontentamento com a injustiça racial no país, o atleta passou a se ajoelhar durante a execução do hino nacional em todos os jogos.

Publicidade

A atitude gerou bastante controvérsia e Colin está fora da NFL desde 2017, quando seu contrato com o San Francisco 49ers foi encerrado. Donald Trump, então presidente, fez duras críticas ao jogador e pediu até sua demissão no auge dos protestos e a proibição de ações semelhantes.

Segundos jornalistas, Eminem indicou nos ensaios que ajoelharia, mas foi desencorajado pelos organizadores do evento a seguir adiante com o plano. Sua atitude teria sido, então, uma desobediência. Um porta-voz da NFL, no entanto, desmentiu a proibição e disse que todos estavam cientes de que ele faria o gesto.

Publicidade

Dias antes da partida e do show, Dr. Dre chegou a afirmar em entrevista coletiva que nenhum dos artistas polemizaria na apresentação, visando acalmar os poderosos da Liga.

Veja também: “A gente aprendeu muita coisa errada”: Bruno Gagliasso fala sobre desconstrução do racismo

Publicidade