Produção da vacina da Janssen contra a Covid é interrompida
A empresa Johnson & Johnson parou a produção da vacina da Janssen contra Covid-19 na sua fábrica em Leiden, na Holanda.
De acordo com fontes do jornal The New York Times, a paralisação começou no fim de 2021 e é temporária. Não é possível determinar se a interrupção já reflete na distribuição de vacinas ou se os estoques ainda estão suprindo a demanda.
A decisão teria sido motivada por fatores econômicos. A instalação no momento estaria dedicada a produzir uma vacina experimental contra outro vírus, potencialmente mais lucrativa.
Aproveite e veja: Moderna anuncia vacina única contra Covid e gripe
Em 2021, a vacina da Janssen para Covid rendeu cerca de US$ 2,5 bilhões à companhia. A projeção era entregar um bilhão de doses, mas a quantidade real não passou de 400 milhões. Apesar dos números decepcionantes, especialmente quando comparados com os lucros das concorrentes, a expectativa é de recuperação.
A fábrica, que tem capacidade de entregar 50 milhões de doses contra Covid por mês, deve retomar a produção da vacina de dose única nos próximos meses. Por dispensar reforço e conservação em temperaturas baixíssimas, a vacina da Janssen é muito requisitada por países em desenvolvimento e regiões de difícil acesso.
A notícia pegou de surpresa compradores como o consórcio Covax Facility, da OMS, empenhado em levar imunizantes ao mais pobres. Ao NYT, Ayoade Alakija, um dos líderes do programa de distribuição de vacinas da União Africana, comentou: “Este não é o momento de mudar as linhas de produção…”.
Veja também: A segunda geração da vacina contra Covid está a caminho
Artigo com informações do jornal The New York Times.