Ucrânia arrecada doações em criptomoeda para o combate à guerra contra a Rússia
José Saramago dizia que era “mais fácil mobilizar os homens para a guerra que para a paz”, mas parece que os novos tempos e uma pandemia despertaram outros sentimentos na humanidade. Um apelo das autoridades ucranianas via Twitter mobilizou investidores de criptomoedas a doarem mais de US$ 22 milhões em ativos digitais para o governo da Ucrânia e para uma organização sem fins lucrativos, que apoia os militares do país.

Perfil oficial do país pede doações na Internet
As doações são recebidas por fundações que apoiam a Ucrânia, como a Come Back Alive e UkraineDAO, e repassadas ao governo do país. Por enquanto, o valor arrecadado não é muito expressivo, considerando que, em 2021, o orçamento de defesa da Ucrânia foi de cerca de US$ 4 bilhões, enquanto a Rússia teria gasto 10 vezes mais com suas forças armadas.
Reconhecido como um país altamente tecnológico, a Ucrânia legitimou oficialmente o bitcoin e outras criptomoedas no ano passado, regulamentando os ativos financeiros digitais e fornecendo proteção contra fraudes. A criptomoeda tem possibilitado que investidores de todo o mundo transfiram fundos mais rapidamente para combatentes ucranianos, em relação às estratégias de “vaquinhas” tradicionais.
Veja também: Ciberguerra: entenda a nova arma da Rússia contra a Ucrânia