23 Formas de mudar o cabelo e parecer mais jovem

Conforme a idade avança, também vai surgindo a vontade (e necessidade) de adaptar o visual ao novo estilo de vida. Seu cabelo, por exemplo, precisa expressar suas vontades, seu jeito de ser e a sua personalidade. Então, existem diversas maneiras de mudar o cabelo e parecer mais jovem ou, mesmo, parecer que está muito bem com a idade que tem. Veja essas ideias para cabelos curtos, médios e compridos.

1. O clássico bob

O corte bob é aquele que tem a parte de trás mais curta e, na frente, ele é mais longo formando duas pontas, uma de cada lado. É um corte bastante moderno e pode ficar elegante ou mais despojado, de acordo com o seu gosto.

2. Corte curto e repicado

É comum que, com o passar dos anos, em especial após os 50, o cabelo comece a ficar mais fino e frágil. Embora existam tratamentos para recuperar a força dos fios, também existem cortes que se adaptam a esta estrutura mais frágil do cabelo, como aqueles que aumentam o volume e deixam os fios com mais movimento.

3. Longo bem repicado

De modo geral, o cabelo longo envelhece a aparência das mulheres mais velhas. Porém, tudo vai depender do corte e também do estilo dessa mulher, como ela se veste e como encara a vida. Então, se você ama seus fios longos, mas deseja se parecer mais jovem com eles, aposte em um corte bem repicado com franjão. Vai dar uma boa renovada no visual.

4. A franja lateral

Essa mesma ideia do franjão também funciona muito bem para os cabelos médios e repicados. Fica ainda mais moderno e interessante. Além disso, o franjão é mais flexível na hora de mudar de penteado, pois você pode deixá-lo solto, prender um pouco ou prender tudo. É uma ideia prática e linda.

5. O corte pixie

O corte pixie é esse bem curtinho mesmo, sem volume, mas todo repicadinho. Não é reto, simples. Esse é um dos cortes preferidos de muitas mulheres depois dos 50 anos, em especial àquelas que levam um estilo de vida baseado na praticidade e que sentem muito calor por conta dos efeitos na menopausa. É um corte cheio de estilo e modernidade.

6. O ondulado romântico

Para as românticas, nada mais charmoso do que ondas bem cuidadas. Esse cabelo pode ser longo ou médio, sempre lembrando que o corte longo e reto dá uma envelhecida no visual. Então, se for deixar longo, mais uma vez a dica é repicar para ficar com mais movimento.

7. Tintura cinza

Muitas mulheres ficam apavoradas quando começam a ver seus fios grisalhos tomando cada vez mais a cabeça. Então, a solução pode ser começar a clarear. Uma tintura em tons de cinza e loiro são ótimas pedidas. Só vai precisar ter um cuidado especial, pois se for descolorir, os fios vão ficar bem frágeis. É preciso fazer um bom cronograma capilar.

8. O bob irregular

Esse é aquele corte que tem a parte de trás mais curta e a frente com pontas mais longas, só que esse modelo é adaptado. Ele é irregular porque tem várias camadas, então pode jogá-lo para trás, para os lados, e sempre vai parecer um corte diferente. É perfeito para quem gosta de se olhar diferente no espelho todos os dias.

9. Bob inclinado na altura da mandíbula

Esse é um modelo bob com franjinha e não muito ousado. É ideal para as mulheres que gostam de cabelos curtos, porém com um toque mais tradicional, embora com elegância. Ele desenha o rosto e ajuda a esconder quando as bochechas começam a ganhar um pouco de volume.

10. O coque

O coque pode tanto ser o penteado do dia a dia quanto ser um penteado de festa. Tudo vai depender dos detalhes que colocar no cabelo e do quão benfeito ele será. O importante é tentar buscar um coque mais ousado, não tão certinho o puxado para trás, se quiser parecer mais jovem.

11. Mudar a divisão do cabelo

O coque pode tanto ser o penteado do dia a dia quanto ser um penteado de festa. Tudo vai depender dos detalhes que colocar no cabelo e do quão benfeito ele será. O importante é tentar buscar um coque mais ousado, não tão certinho o puxado para trás, se quiser parecer mais jovem.

12. Coroa de trança

As tranças também são ótimas para mudar de visual e parecer mais jovem todos os dias. São diversos modelos, e muitos deles é possível fazer sozinha. A coroa de trança é um desses modelos que pode experimentar fazer. É um penteado interessante para qualquer ocasião, além de ajudar a manter o cabelo preso para ganhar mais praticidade na rotina.

13. O rabo de cavalo alto

O rabo de cavalo não tem erro. Todo mundo sabe fazer, e se fizer de um jeito mais soltinho, vai ficar bem jovial. Evite o rabo de cavalo no meio. Procure fazê-lo mais para o topo da cabeça e mais frouxo, não todo agarrado ao couro cabeludo. Para isso, compre amarradores que deixem o cabelo nesse formato e não fiquem soltando demais o tempo todo. É prático, bonito e jovial.

14. O rabo de cavalo baixo

Já para uma ocasião especial, o rabo de cavalo baixo é uma ótima alternativa, em especial para quem tem cabelo liso, longo e inteiro. Ele deixa o visual bem elegante. Nesse caso, fica interessante que todo o cabelo esteja bem puxadinho e que o amarrador seja escondido com uma mecha de cabelo, como na foto. Pode usar essa mesma base de penteado para fazer um coque baixo lateral.

15. O ondulado retrô

Para esse modelo de cabelo é só dormir com ele enrolado ou usar um babyliss antes de sair. Como é um penteado que exige mais cuidado para não desmanchar, também pode ser que precise usar um fixador. Mas, se o seu cabelo já for ondulado naturalmente, basta que faça o corte certo e use um modelador para que ele aguente no formato o dia inteiro. Fica lindo para qualquer ocasião e deixa o visual mais jovial também.

16. As pontas do cabelo curvadas

Não sabe como dar uma leve mudada no penteado que costuma ser reto e liso? Use uma chapinha ou babyliss para modelar somente as pontinhas, seja virando-as para dentro ou para fora. Esse efeito simples vai dar mais balanço para as mechas, e também um pouco mais de volume.

17. O coque com um nó alto

Esse é um estilo que precisa tomar cuidado para não ficar parecendo vovó. A dica é a mesma de outros penteados, como o rabo de cavalo alto. Não deixe a parte amarrada tão presa, puxada e lisa. Procure deixar mais soltinho, como as meninas jovens usam hoje em dia. Além do mais, esse é um penteado para quem tem cabelos mais volumosos e compridos, pois fica mais interessante quando o coque fica grande. Assim, irá causar um efeito mais proporcional ao seu rosto.

18. Tingir o cabelo numa tonalidade mais clara

Essa é aquela mesma dica de usar uma tintura cinza para disfarçar os fios grisalhos. Muitas morenas acabam se tornando loiras aos poucos, conforme o tempo passa e de acordo com os testes que vão fazendo para mudar de cor. Pode começar com um loiro escuro e ir clareando conforme o seu gosto. Na dúvida prefira tonalizantes, pois a tintura agride mais o cabelo e é mais difícil de remover caso queira mudar de cor.

19. Penteado amassado com mousse

Para cabelos mais lisos do que ondulados, mas com a ideia de dar mais volume e deixar mais despojado, a dica é usar uma mousse de espuma e amassar as pontas com as mãos. Vai ficar mais jovial para o dia a dia, e é bem interessante para mudar o visual sem precisar radicalizar com um novo corte. Não custa experimentar!

20. Cachos ao vento

Se tiver cabelo cacheado, pare de alisar. Deixe os cachos aparecerem, com muito volume, e de preferência faça um corte mais curto para dar aquela boa mudada no visual. Depois, no dia a dia, tenha sempre um modelador de cachos que vai ajudá-los a ficarem mais bonitos e firmes, sem desmanchar com o vento.

21. Cabelo liso e brilhante

Cabelos cuidados com carinho ficam sempre mais joviais. Mesmo mulheres jovens, quando têm cabelos ressecados e opacos, ficam parecendo muito mais velhas do que são. Então, ainda que não queira mudar o visual, lembre-se de manter os fios sempre cuidados para que estejam bem brilhantes e joviais. Para isso, o cronograma capilar é a melhor solução, composto por tratamentos alternados de nutrição, hidratação e reconstrução dos fios.

22. Acordei agora, só que não

Cachos ondulados em um corte curto fica muito charmoso para mulheres mais velhas. Quem tem cachos e quer dar mais vida a eles, só que mantendo a praticidade, esse corte é uma ótima opção. Ele é prático para o dia a dia, é adaptável a diferentes penteados e está sempre pronto para qualquer ocasião.

23. O coque desordenado

Mais uma vez o coque. Quando ele é assim meio bagunçado, desde que os fios sejam brilhantes e cuidados, o visual vai ficar tipo “não tive tempo de me arrumar, mas sou linda de qualquer jeito”. O segredo é caprichar na produção e agregar acessórios que valorizem e harmonizem com o cabelo que está sem nada de detalhes. Mais uma vez, esse é um bom penteado para cabelos maiores e mais volumosos.